Tuesday

PAVÊ DE MARACUJÁ COM CHOCOLATE

02 Nov 2010

Read in ENGLISH



Há bastante tempo atrás, fiz este pavê de maracujá seguindo a receita do Álvaro Rodrigues, apresentado em um dos programas de culinária da televisão. Descobri que maracujá e chocolate casam maravilhosamente bem. Neste final de semana repeti a receita e foi o mesmo sucesso. Pena não ter feito uma decoração mais bacana, foi feito meio na correria para levar para a casa da minha irmã que aniversariava.


Uma observação: Sempre que faço alguma sobremesa com maracujá, acho que fica lindo decorar com as sementinhas do maracujá. Porém, acabo nunca usando, pois não gosto de mastigá-las. Mas, desta vez usei e tive o maior prazer em mastigá-las! Eram de chocolate! Derreti uma pequena quantidade de chocolate meio amargo, coloquei em um saquinho de confeitar com uma pontinha fina e fiz pequenas gotas. Deixei gelar para solidificar e misturei à calda da cobertura gelada. Ficou igualzinho, não ficou? 



PAVÊ DE MARACUJÁ

Creme de Maracujá

1 lata de leite condensado
200ml de cerme de leite fresco ou UHT
1/2 xícara de polpa de maracujá (ou suco concentrado)

Misture os ingredientes e reserve.

Chantilly

500ml de creme de leite fresco bem gelado
3 colheres de sopa de açúcar

Bata os dois ingredientes na batedeira até o ponto de chantilly. Reserve.

Montagem do Pavê

200g de biscoitos Maizena (1 pacote)
100g de chocolate meio amargo cortado miúdo ou ralado grosso

Numa forma retangular ou quadrada, arrume uma camada de biscoitos utilizando 1/3 do pacote. Espalhe 1/3 do creme de maracujá, 1/3 do chocolate e 1/3 do chantilly. Repita as camadas 3 vezes, até terminarem os ingredientes. A última camada será de chantilly. Decore a gosto. Regue o pavê com Calda de Maracujá.

Calda de Maracujá

1/2 xícara de polpa de maracujá (ou suco concentrado)
1/2 xícara de água
3/4 de xícara de chá de açúcar refinado
2 colheres de sopa de amido de milho

Dissolva o amido na água e junte todos os ingredientes numa panelinha. Leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar levemente. Passe para um refratário, cubra com uma película de filme de pvc, fazendo com que encoste no creme para não formar crosta. Após esfriar, leve a geladeira. Empregue gelado por cima do pavê. Leve à geladeira até o dia seguinte.







3 comments:

  1. Olá, Renata,

    Nossa, amo chocolate com maracujá e o seu pavê me fez salivar! rsrs. Eu tenho duas receitas de pavê de chocolate com maracujá e vou testar mais esta, com certeza! As receitas do chef Álvaro Rodrigues são ótimas, né?

    Um beijo!

    ReplyDelete
  2. Que delícia! Eu adoro maracujá! Seu pavê tá lindo!!! Obrigada pela dica das sementinhas de chocolate! Eu tbm não gosto de mastigá-las, mas o efeito é lindo! De chocolate fica perfeito!
    Beijos!

    ReplyDelete
  3. Tudo com maracuja é delicioso mesmo!!!
    Vou fazer sua receita!!!
    No meu,faço um creme básico a base de creme de leite ,leite,leite condensado e maizena,misturo + ou -300 gr chocolate meio amargo em barra derretido.
    Intercalo,mousse maracuja,uma camada bolo pullman de chocolate bem fina,o creme básico c\chocolate,outra de bolo fina,mousse,e finalizo com chocolate raspado.

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...